São Paulo, 04 de julho de 2019 – Como parte de seu programa global de Compliance e Ética, o “Faça Sempre o Certo”, a diretoria global de Compliance da JBS lançou no dia 26 de junho um site dedicado às suas ações na área. Além de concentrar todos os conteúdos relacionados ao tema – como o Código de Conduta e Ética, o Código de Conduta para Parceiros de Negócios e documentos sobre temas específicos –, a página terá uma área exclusiva para treinamento de terceiros.
Após realizar mais de 25 mil horas de treinamento em 2018, alcançando praticamente toda a força de trabalho da empresa – 99% da equipe brasileira e 100% da liderança –, a Companhia iniciou neste ano um programa de capacitação de fornecedores. A primeira etapa foi um piloto pelo qual já passaram os 10 maiores transportadores de insumos com os quais a empresa tem contrato.
Com o lançamento do site, a Companhia dará início a um novo módulo, dedicado a outras categorias de fornecedores. O objetivo é influenciar a cadeia de fornecimento da JBS no cumprimento das diretrizes do Código e na promoção de um ambiente de negócios cada vez mais íntegro.
“Como uma das líderes globais em alimentos, temos de assumir a responsabilidade de influenciar positivamente a nossa cadeia de valor. Por meio do treinamento online de nossos fornecedores, a JBS dá mais um passo importante nessa direção”, afirma Marcelo Proença, diretor global de Compliance da JBS.
“Todos os anos a Companhia movimenta bilhões em contratos, somente no Brasil. Ao ter fornecedores que apliquem o conhecimento adquirido em suas demais relações comerciais, criamos uma ‘rede do bem’ que beneficiará a todos”, complementa o executivo.
Due Dilligence
A JBS também concluiu recentemente a implementação de um sistema para facilitar o processo de análise reputacional de seus fornecedores. A ferramenta de due dilligence, desenvolvida pela empresa em parceria com uma consultoria internacional, é uma das mais completas do mercado: já são cerca de 150 análises de terceiros (CNPJs) e 800 nomes únicos pesquisados por mês em todo o Brasil. A Companhia já investiu aproximadamente R$ 1 milhão no tema desde 2018.
Os dados dos fornecedores são cruzados automaticamente com bancos de dados de órgãos públicos, palavras-chave em ferramentas de pesquisa, listas de embargo internacionais, entre outros itens. Os terceiros que apresentam qualquer não conformidade são bloqueados automaticamente e passam por um segundo procedimento de checagem pela área de Compliance.
Sobre a JBS
A JBS é uma das líderes globais da indústria de alimentos e conta com cerca de 230 mil colaboradores, em 15 países. A Companhia possui um portfólio de marcas reconhecidas pela excelência e pela inovação, como Friboi, Moy Park, Pilgrim’s Pride, Primo, Seara, Swift, Gold’n Plump, entre outras, que atendem cerca de 275 mil clientes de mais de 190 nacionalidades em todo o mundo. Com foco em inovação, essa diretriz se reflete também na gestão de negócios correlacionados, como couros, biodiesel, colágeno, higiene pessoal e limpeza, invólucros naturais, soluções em gestão de resíduos sólidos, embalagens metálicas e transportes. A JBS adota as melhores práticas de sustentabilidade em toda sua cadeia de valor, e monitora seus fornecedores de forma constante por meio do uso de imagens de satélite, mapas georreferenciados das fazendas e acompanhamento de dados oficiais de órgãos públicos, além de conduzir suas operações com foco na alta qualidade e na segurança dos alimentos. As melhores práticas de Bem-Estar Animal guardam estreita relação com o sucesso das operações da JBS, que trata o tema com extremo rigor e tem investido cada vez mais no aprimoramento de ações que sigam as melhores práticas de mercado.
JBS
Diretoria de Comunicação Corporativa
+55 11 3144-7997 | 5364 | 4996
imprensa@jbs.com.br